sexta-feira, março 24, 2006

Wildlife Is Disappearing

Mais uma vez apresento uma campanha absolutamente fantástica da organização WWF (World Wildlife Fund). Para alertar que a vida selvagem está desaparecendo da face da terra, a agência Scholz & Friends de Berlin, resolveu utilizar logotipos de empresas conhecidas como a francesa Peugeot, a americana Metro Goldwin Mayer e a alemã Löwenbräu, que tinham algo em comum: animais em seus logotipo, neste caso específico leões. Com a frase “Wildlife is disappearing” (a vida selvagem está desaparecendo), os logotipos eram mostrados sem seus principais símbolos: os leões. Uma campanha simples, objetiva e de forte personalidade, alertando para um dos problemas sérios causados pelas mãos dos homens.




* Thanks to Advertisng/Design Goodness.

Always Fresh

A Tesco Lotus, maior rede de supermercados da Tailândia, fez nos últimos dois anos, juntamente com a agência BBDO de Bangkok, inúmeras ações publicitárias que chamaram a atenção dos consumidores por sua criatividade. O conceito e o posicionamento adotado era simples: o supermercado vendia sempre produtos frescos e de boa qualidade. As primeiras duas peças, de mídia ambiente, são placas e adesivos que foram colocados nos setores de peixaria e carnes com frases que davam a entender que os produtos eram tão frescos que praticamente estavam vivos. As últimas três peças foram criadas utilizando técnicas especiais de 3D para dar vivacidade aos animais. Tudo para passar a mensagem com o slogan “Always Fresh” (Sempre fresco).





Flys

Este anúncio criado pela agência TBWA de Bangkok para a marca Dulcolax, um laxante eficaz que acaba com a sensação de mal-estar e barriga inchada, tão familiares para quem sofre de prisão de ventre, e produzido pelo laboratório Boehringer Ingelheim, é tão objetivo que dispensa comentários.

Celebrity Animals

Para quem não conhece, Gilberto Miranda é o maior adestrador de animais do Brasil e proprietário da empresa Animais Cinema e Cia, que já treinou e preparou estrelas como o cãozinho dos amortecedores Cofap (Dino), o tigre da Esso (Rajá), o leão do Chá Mate (Sultão), o chimpanzé da Embratel (Jimmy), a macaca do UOL (Catarina) e quase todos os animais que aparecem em propagandas brasileiras. Ele ganha a vida domando, literalmente, celebridades. E foi justamente partindo deste conceito que a agência paulistana Fabraquinteiro criou estes anúncios impressos onde os animais são vistos como celebridades tentando se desvencilhar dos terríveis paparazzi. Uma idéia bastante sólida para o serviço que o cliente vende.
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quinta-feira, março 23, 2006

Tree Towel

Hoje em dia existem inúmeras mídias para que o cliente e a agência trabalhem como irão comunicar seu produto. Depende da criatividade dessa utilização para que a mensagem se torne efetiva e impactante. Esta ação foi criada pela agência chinesa da FCB de Shanghai para a organização WWF (World Wildlife Fund). Agressiva e de forte personalidade a publicidade da WWF é sempre diferenciada. Esta ação foi criada para alertar sobre o problema do desmatamento, e principalmente comunicar ao público onde estão indo parar as árvores derrubadas. Foram criados caixas de lenços e suportes de papéis higiênicos que imitavam o tronco de uma árvore, que na verdade era a matéria prima para este produto manufaturado. O visual das peças ficou fantástico, principalmente quando o papel é retirado, tendo-se a impressão que está saindo de dentro de uma árvore.


Túnel

Esta peça é um grande exemplo de bom aproveitamento de mídia não tradicional. Criada pela agência Ogilvy One de São Paulo para o descongestionante nasal Sorine, produzido pelo laboratório Aché, utilizou muito bem as características do ambiente para divulgar o produto. Os túneis da estrada de mão dupla, provavelmente a Imigrantes, representam as duas narinas, e como todos sabemos, essa estrada fica muito congestionada em finais de semana. Uma idéia sensacional.

Feel Like A Kid Again

Esta campanha de Marketing de Guerrilha, lançada recentemente, foi criada pela agência Giovanni FCB de São Paulo para a série de DVD dos clássicos Disney como por exemplo Bambi, Marry Poppins e Cinderela. O conceito de que os clássicos da Disney farão você voltar a ser criança é forte e consistente com o produto em questão. Alguns dias atrás, postei uma campanha muito semelhante realizada pela Pampers na Europa (veja aqui).


* Agradeço a Vinicius Benevides da Giovani FCB/São Paulo.

quarta-feira, março 22, 2006

The Flash

Esta é mais uma campanha que se utilizou a imagem de um super-herói famoso para transmitir sua mensagem e posicionar seu produto. Criada pela agência CIMA Communications de Porto Rico para a montadora japonesa Mazda, o anúncio mostra o super-herói The Flash, o ser mais rápido do planeta, dirigindo o modelo esportivo Mazda 3 SP5. Sem dizer uma única palavra a marca conseguiu transmitir a mensagem de quanto o novo esportivo era veloz.

Absolut Perfect

Quando campanhas publicitárias parodiam outras campanhas o impacto, na maioria das vezes, é forte e marcante. Ainda mais quando esta paródia é feita para passar uma mensagem sobre a mistura explosiva entre álcool e direção sobre uma campanha de bebida alcoólica. E foi justamente isso que a agência Mercury Promotions da Romênia fez para a Bucharest Traffic Police, polícia de trânsito da cidade de Bucareste. A famosa campanha parodiada foi a da Absolut Vodka, conhecida em todo o mundo. Uma das melhores campanhas publicitárias que eu já vi. O resultado pode ser conferido abaixo.



Ultra Absorvent

Esta campanha de Marketing de Guerrilha foi criada pela agência JWT de Kuala Lumpur para a marca de papel toalha Scott, lançada em 1907 e produzida atualmente pela empresa Kimberly-Clark. Como a principal característica do produto é o alto poder de absorção, os criativos resolveram demonstrar isso na prática. Rolos de papéis toalhas torcidos, feitos de pano, foram colocados suspensos sob lagos e fontes, trabalhando excepcionalmente bem a principal característica do produto, passando a impressão que ao torcer o papel a água abaixo tinha sido absorvido pelo mesmo.


Lowest Calls

A “guerra” entra as companhias telefônicas não é um privilégio somente do Brasil. Esta campanha criada pela Young & Rubicam de Buenos Aires para a Telefonica visa divulgar as baixas tarifas para ligações internacionais.
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Composta por três anúncios que mostram pessoas com misturas de características étnicas peculiares dos países em que as tarifas estão reduzidas. No canto superior esquerdo do anúncio um texto simples e direto: “The lowest call rates to Turkey & Sweden” (As menores tarifas para Turquia e Suécia), como podemos observar no primeiro anúncio. No segundo as tarifas baixas são para Senegal e Alemanha e no último para o Japão e Escócia. Uma campanha com bom humor sem perder a criatividade, além da grande direção de arte.
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Sua Infância Está de Volta

Muitas pessoas como eu, acima dos 30 anos, irão lembrar de suas infâncias ao assistirem esse comercial, intitulado “Childhood”, criado pela agência Argentina Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi para o Boomerang, um canal de televisão por assinatura especializado em exibir desenhos animados clássicos como Zé Colméia, Manda Chuva, Formiga Atômica, entre outros.



A sensibilidade do comercial é perfeita, fazendo quem está assistindo se emocione com lembranças que certamente virão em suas mentes, recordando de um período de nossas vidas que nunca deveria ser esquecido: a infância.
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Com uma grande produção o comercial mostra crianças nas mais variadas situações utilizando roupas largas, como se estivessem vestindo camisas, calças, vestidos e sapatos de pessoas adultos. Porém são imagens que instigam nossa curiosidade, mas que até o final do comercial não dizem nada. É então que surgem três quadrinhos mostrando cenas de desenhos animados clássicos e então entra a assinatura: "Your childhood is back" (Sua infância está de volta). Por breves segundos muitos adultos voltarão a ser crianças, recordarão de suas infâncias, e muitos deverão pensar como este período da vida é importante para o crescimento de um cidadão.
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Clique aqui (botão direito - Salvar destino como...) para fazer o download do filme.
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Outra campanha, criada pela agência F/Nazca de São Paulo seguia o mesmo conceito, porém em mídia impressa.
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Dia Mundial da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (World Water Day), comemorado em 22 de Março, a agência Duval Guillaume de Antuérpia criou uma ação diferenciada e impactante para a organização Green Belgium. Mais de 500 adesivos foram espalhados em pias de cinemas, pubs, restaurantes, universidades e estações de metrôs para alertar e informar a população sobre a falta deste recurso para grande parcela da população mundial. A campanha, denominada “Washbin”, está sendo veiculada em 9 cidades da Bélgica e na Cidade do México, capital sede do Fórum Mundial da Água em 2006.
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A frase no adesivo diz: "Você leva 1 segundo para conseguir beber água. Ele precisa andar 20 km".

terça-feira, março 21, 2006

Painted Trees

Hoje, dia 21 de Março, é comemorado o Dia Mundial da Árvore, homologado pela ONU, e nada melhor do que trazer uma campanha que fale deste assunto. A agência indiana RMG David de Mumbai, criou esta ação de mídia externa para a WWF (World Wildlife Fund), denominada “Painted Trees”, para mostrar que a cada árvore derrubada muitas vidas animais são perdidas. Os troncos das árvores foram pintados, com tintas não tóxicas, representando peles de animais em alto risco de extinção.
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Uma placa colocada na árvore dizia: “You never kill just the tree” (Você nunca mata apenas a árvore). A campanha, realizada na cidade de New Delhi, ganhou notoriedade e chamou a atenção das pessoas para um assunto de extrema importância.


Publicitariamente Incorreto?

Estes dois polêmicos anúncios de mídia impressa foram criados pela agência TBWA de São Paulo para a Rádio Eldorado FM, tendo como objetivo divulgar o programa Jazzmasters, que vai ao ar diariamente ás 20:00h, tocando somente Black Music.
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Os criativos utilizaram figuras de membros da Klu-Klux-Klan, temida e violenta seita racista americana, fundada em 1865 no estado do Tennessee, trajados com suas tradicionais vestes, em atos racistas. Os anúncios tinham o texto: “We Play Only Black Music” (Nós tocamos somente Black Music). Uma campanha ousada e agressiva, com ingredientes polêmicos e discutíveis. Na minha opinião o Brasil não está preparado para este tipo de propaganda.


segunda-feira, março 20, 2006

Mirror Effect

Esta ação foi criada pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi de São Paulo para a rede de joalherias Natan. Adesivos foram colados em espelhos de banheiros femininos de lugares elegantes da cidade de São Paulo como restaurantes, hotéis, boates e shopping centers. Além de mostrar as jóias os adesivos mostravam os endereços das lojas Natan onde poderiam ser encontradas as mesmas. Uma ação diferenciada, simples e objetiva em relação ao seu público alvo.

Total Impact

Se existe uma campanha que me agrada, não só pela criatividade, mas também pela essência, é esta criada pela agência holandesa 180 de Amsterdam para a marca de material esportivo Adidas em 2003, quando a marca alemã foi patrocinadora oficial da Copa do Mundo de Rugby.
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Intitulada de “Tackle Bags”, a campanha mostrava a pura essência do Rugby, que é incondicionalmente um esporte de alto impacto. Comandada pelo renomado diretor de arte Stuart Brown representava visualmente a colisão entre dois jogadores de Rugby. Para isso foram escolhidos quatro jogadores da seleção da Nova Zelândia, conhecida como All Blacks, que foram pintados com tinta acrílica da cabeça aos pés e, como se fossem impressões digitais, foram marcados em uma tela (como pode ser visto no Making Off na última imagem). As imagens passavam a sensação de impacto e transmitiam o verdadeiro clima do esporte. Acompanhados de títulos que resumem o esporte, eram auto-retratos de grandes estrelas do rubgy mundial como os jogadores Martin Johnson, Tana Umaga, Jonah Lomu e Ritchie McCaw. A campanha também ganhou versões em outdoors gigantes.







Spider Man

Estes dois anúncios espirituosos utilizam a imagem do Homem-Aranha (Spide Man) para divulgar dois produtos bem distintos. O primeiro foi criado pela agência londrina da Leo Burnett para a Spiderman Pasta, produzida pela empresa Heinz. Sem dizer uma única palavra o anúncio apenas mostra a lata do produto pendurada no teto de uma prateleira. O segundo foi criado pela agência BBDO de Kuala Lumpur, utilizando a imagem do super-herói aracnídeo, que estava em destaque na mídia por conta da produção de seu segundo filme na época, para o inseticida Baygon. Com uma imagem forte, o braço do Homem-Aranha caído na entrada de uma porta, como se o mesmo estivesse morto, e uma assinatura no final da peça que dizia “Se nem um super-herói como o Homem-Aranha foi capaz de resistir, é porque o veneno é bom mesmo”, conseguiu passar um conceito definido e forte ao consumidor. É o tipo de anúncio que já diz tudo pela simples imagem. Nem precisaria de textos em idioma algum, pois em qualquer lugar do mundo ele seria entendido.
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